martes, 3 de marzo de 2009

sobre foguetes vindos de túmulos ( Wash )


eu sou um "apreciador" do rock, em todos seus estilos. quem me conhece sabe da abrangência. me garante a afirmação também o fato de saberem que não me limito só ao rock: gosto da música criada no delta do Mississipi, do samba de raiz paulistana, amo o jazz no seu todo, adoro Leonard Cohen, John Cage, Bernard Herrman e Ennio Morricone, Sinatra e Gershwin, o velho Ludwig van, Schöerberg, Nusrat Fateh Ali Khan, musica klezmer... e aí vai. mas sempre com discernimento, veja bem, isso é importante.

obviamente tem gente que acha absurdo essa abrangência toda; acham até incoerentes algumas perspectivas: não acredito, por exemplo, que exista a capacidade de se criar algo NOVO seja dentro do termo rock; de Link Wray até Napalm Death, tudo que tinha que ser feito já foi feito. daí em diante é só remodelagem. enfim, sou abrangente (odeio a palavra écletico: eclético é quem gosta de metallica e alexandre pires) mas nasci com essa interferência social nos genes: o rock'n roll. agora se fosse pra escolher, qual nome você diria que foi a melhor banda de rock? de todas!??...

é uma pergunta meio complicada de responder tendo em conta a significância que Black Sabbath, Ramones, AC/DC, Black Flag, Led Zeppelin e Beatles, no que se engloba como rock, tiveram na história da música. eu sei, é um tiro no escuro. mas veja bem: eu não disse A MAIOR, eu disse A MELHOR. e no que se diz ROCK, exatamente no termo. eu posso fazer uma lista imensa de "melhores", em todas as subdivisões de sonoridades do rock: heavy, punk, thrash, goth, vintage, hardcore, indie, noise, eletrônico, kraut... você sabe que existem N vertentes. mas o ROCK, a síntese do significado, o must, o cerno do termo... você saberia dizer qual é a melhor?

depois de anos pensando no assunto, eu descobri: foi o Rocket From The Crypt. não tenho dúvidas. e como eu disse, passei muito do meu valioso (ocioso) tempo pensando no assunto. e você conhece o RFTC né? não? vá lá: o Rocket From The Crypt foi mais uma idéia genial do luso-americano John Reis, mais conhecido no submundo como Speedo. antes do RFTC ele tocava no não menos genial Drive Like Jehu, considerado por alguns o começo do que chamam de "emo", junto com as bandas de DC. Jehu broke up, ele juntou alguns companheiros de San Diego e iniciou o RFTC. a fórmula do começo era mais indie, que mudou bastante a partir do terceiro full-lenght do grupo, entitulado "Scream Dracula, Scream". daí ficou mais visceral, raiz. cada vez mais rock puro. de 1991 à 2006, caminharam 15 anos evoluindo o termo "rock".

daí semana passada andei buscando umas mp3 dos discos que eu não tenho. e com meia hora de audição do que fizeram nesses 15 anos, dá pra perceber os elementos de alguns nomes que botaram o estilo no mapa da música: Chuck Berry, Supremes, Buzzcocks, Dead Boys, The Trashmen, Sonic Youth, MC5, AC/DC, James White, Misfits, The Cramps, Screaming Jay Hawkins, Motorhead. juro: fazendo uma boa seleção e prestando bem atenção, você encontra elementos que remetem a todos esses nomes. cada um tem sua importância na estoria do rock, e o sr. Speedo e sua trupe conseguiram agrupar tudo isso numa banda só. e olhem só, com coerência. isso sem dizer o efeito que fizeram no som de alguns contemporâneos e posteriores, como Supersuckers, Hellacopters, New Bomb Turks, Pogues e Murder City Devils.

taí a resposta: Rocket From The Crypt foi a melhor banda de rock. se alguém tem alguma outra sugestão, por favor apresente-a: eu não tenho outras alternativas. paralelamente com o RFTC, Speedo mantinha o Hot Snakes que também era ótimo. acabou quase simultâneo com as duas bandas e agora só mantém o Sultans. fodasso, mas RFTC é sua obra prima. faz parte da história como ponto climático do estilo.

No hay comentarios: